Prêmios em homenagem a Carolina Bori
- Isabely Andrade
- 22 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mar.

O Prêmio Carolina Martuscelli Bori, se destina ao melhor trabalho na categoria Doutorado.
“Carolina Martuscelli Bori (1924 - 2004) Psicóloga e Pesquisadora na área de psicologia experimental, liderou várias campanhas sobre o exercício profissional do psicólogo e foi o registro número um no conselho da categoria por ser a única mulher dentre os constituintes. Lutou pelo currículo mínimo para a graduação e pela implantação do curso de Pós-graduação em Psicologia. Como uma das poucos Doutoras em Psicologia nos anos 60 e professora em cursos de Pós-graduação, Carolina orientou mais de cem teses e dissertações. Foi Presidente e Membro atuante da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Participou das lutas para o desenvolvimento da Psicologia e Ciência no Brasil”.

O Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher foi criado em 2019 pela SBPC para homenagear cientistas brasileiras e incentivar meninas na ciência. A premiação ocorre anualmente, alternando entre as categorias “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”, e é realizada no Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, em fevereiro.
Desde sua criação, já premiou pesquisadoras de destaque e jovens cientistas promissoras em diversas áreas do conhecimento. Entre as vencedoras, destacam-se Helena Nader (1ª edição), Nilma Lino Gomes, Gulnar Azevedo e Beatriz Barbuy (3ª edição), e Maria Manuela Carneiro da Cunha, Regina Markus e Yvonne Mascarenhas (5ª edição). A premiação também reconheceu estudantes do ensino médio e graduação com pesquisas inovadoras, como Juliana Estradioto, Raquel Bandeira e Sara Lüneburger.
Ao longo das edições, o prêmio recebeu centenas de indicações de todo o Brasil, refletindo a diversidade e a excelência da produção científica feminina no país.

O Prêmio Mulheres Cientistas da SBPC tem se destacado como uma importante iniciativa de reconhecimento e valorização das contribuições femininas na ciência brasileira.
Desde a sua primeira edição, o prêmio tem celebrado a excelência e a inovação de cientistas, tanto nas fases iniciais de suas carreiras, como no caso das "Meninas na Ciência", quanto em estágios mais avançados, com homenagens a pesquisadoras estabelecidas.
Ao longo das edições, a premiação tem abrangido uma ampla gama de áreas do conhecimento, incluindo Humanidades, Biológicas e Saúde, Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, refletindo a diversidade e a riqueza da pesquisa científica no Brasil.
Além de incentivar a participação feminina na ciência, o prêmio também destaca trabalhos que demonstram criatividade, aplicação do método científico e potencial de impacto social. Cada edição traz histórias inspiradoras de mulheres que, com suas pesquisas, não apenas contribuem para o avanço científico, mas também promovem a inclusão e a igualdade de gênero em suas áreas de atuação.

Em outubro de 2000, a Universidade de Brasília concedeu a Carolina Bori o título de Doutor Honoris Causa. A Cerimônia integrou a XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Comments